prevenção

Agentes da prefeitura orientam usuários do transporte público sobre prevenção ao coronavírus

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: divulgação

Além das restrições de horários na circulação do transporte público em Santa Maria, agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana fiscalizam, desde a última quarta-feira, possíveis lotações e limpeza dos veículos. Os funcionários também orientam usuários do transporte em pontos de ônibus sobre o coronavírus.

De acordo com o secretário Orion Ponsi, a fiscalização acontece para o ajuste de qualquer irregularidade no transporte. Os funcionários conversam com os grupos de risco, principalmente idosos, conscientizando o público.

- O principal é para conscientizar. A gente pede que as pessoas também façam sua parte, lavem as mãos antes e depois de usar o transporte. Se não tiver como, usar álcool em gel - fala.

LEIA MAIS
Professor da USP dá dicas de prevenção contra o coronavírus
VÍDEOS: você sabe tudo para se prevenir contra o coronavírus?
Rede particular confirma segundo caso de coronavírus em Santa Maria

A finalidade do transporte, conforme o secretário, é garantir a mobilidade de quem trabalha nos serviços essenciais. As restrições buscam reduzir riscos de contágio nos ônibus.

- Queremos garantir a locomoção com mais segurança, principalmente aos profissionais da saúde, que lidam diretamente com o grande público. E também para os motoristas e cobradores - explica Ponsi.

Ainda na semana passada, a limpeza dos ônibus foi intensificada nos terminais. Os veículos, que antes eram limpos uma vez por dia, são higienizados toda vez que completam o itinerário. Um problema ainda enfrentado na semana passada era a falta de álcool em gel para motoristas e cobradores, o que foi resolvido, segundo a Secretaria.

Ponsi garante que, no cenário atual, a frota não será totalmente suspensa. Segundo o decreto da prefeitura, o transporte público é um dos serviços essenciais  e também garante a locomoção de quem segue trabalhando.

TÁXIS
A frota de táxi foi reduzida a 50% dos veículos pela Secretaria de Mobilidade Urbana. Aos motoristas, foram passadas orientações de limpeza. Taxistas que fazem parte do grupo de risco foram recomendados a ficar em casa.

*Colaborou Leonardo Catto

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Em função da quarentena, Diário vai chegar até as 10h para assinantes

Brasil fecha fronteira com Uruguai devido ao coronavírus Próximo

Brasil fecha fronteira com Uruguai devido ao coronavírus

Geral